100 Horas na Linha em entrevista – Inspiring People
O 100 HORAS NA LINHA é um serviço cómodo de entrega ao domicílio de bebidas e comida preparada que opera das 22:30 às 04:30 nas noites de Quinta, Sexta, Sábado e vésperas de feriado. Sete jovens universitários entre os 19 e 20 anos estão ao comando.
O que inspirou o 100 HORAS NA LINHA?
O projeto surge numa noite de Sábado em que estávamos reunidos em casa num convívio agradável, certamente como muitos outros grupos de amigos ao fim-de-semana. Por volta das 2 da manhã ficámos sem comida e bebida. A noite prometia mais mas dadas as circunstâncias, ameaçava morrer ali. E surgiu a questão: onde é que vamos matar a sede e saciar a fome? A partir das 02H00 não existe oferta semelhante para a enorme procura existente. E fez-se luz. A noite acabou por não morrer ali, antes pelo contrário: ressuscitou. Acabava de ganhar vida o 100 HORAS NA LINHA.
Que obstáculos encontraram desde a ideia até à execução?
Da ideia até a execução foram quatro meses de trabalho árduo, desde questões legais e burocráticas (as bebidas alcoólicas são um tema sensível) a questões logísticas. Um serviço de entrega ao domicílio parece simples para quem opera mas todos os detalhes fazem a diferença até porque a relação cliente-empregado é muito próxima. E claro, o fato de sermos estudantes também pesa.
O que vos levou a acreditar que conseguiriam?
O fato de sermos únicos no mercado foi um grande incentivo! Percebemos que se houvesse uma empresa que entregasse bebidas, comida e tabaco, ao domicílio, num espaço de tempo curto, nós próprios seríamos clientes e isso também foi uma grande motivação.
Diariamente o que vos impele a fazer mais e melhor?
A cada dia que passa gostamos mais de ser membros do 100 HORAS NA LINHA. Ouvir o feedback positivo dos clientes e ver um sorriso na cara de quem recebe os nossos produtos é muito gratificante. Acho que criámos uma «paixão» pelo projeto, pela marca, o que fomenta que queiramos sempre mais e melhor. O fato de conseguirmos aliar um negócio rentável a um projeto que nos dá prazer é o que nos continua a dar motivação todos os dias para continuarmos a fazer mais e melhor.
Qual o maior desafio em ter um negócio próprio?
Enquanto 100 HORAS NA LINHA, o maior desafio é alcançar as pessoas de forma a habituarem-se ao conceito. Basicamente, é o instaurar de uma cultura já existente nos Estados Unidos, em que as pessoas se habituam a fazer a sua noite com uma entrega ao domicílio. Pode não compensar tanto financeiramente como uma ida ao supermercado, mas o serviço é cómodo e eficaz. Não queremos ser chamados só em último recurso queremos que planeiem a noite a contar connosco. Quanto a desafios no geral no próprio negócio, o maior é mesmo arrancar, passar da teoria à prática, pôr mãos ao trabalho! Chegámos à conclusão que o melhor a fazer era investir em Marketing de Guerrilha, mostrando quem faz parte do projeto e dando a cara nós próprios através de ações de promoção que realizamos frequentemente. Desta forma, damo-nos a conhecer e transmitimos confiança para usufruírem do nosso serviço.
Que metas o 100 HORAS NA LINHA deseja atingir em 2015?
Avançamos passo a passo, cada dia é importante no que diz respeito à nossa expansão, que é honestamente a nossa principal meta para 2015. Queremos dar-nos a conhecer a Lisboa, fidelizar os clientes e compreender cada vez melhor o mercado em que estamos inseridos. Uma das formas de dar a conhecer a marca é, por exemplo, a aposta no merchandising, que já está no calendário para o próximo mês.
Que conselho deixariam para alguém que queira ter um negócio inovador?
Não tenham medo de dar o primeiro passo. Não tenham medo de arriscar, por vezes aquilo de que temos mais receio é começar. Explorem bem a ideia, apaixonem-se pelo projecto e depois desenvolvam a ideia de forma disruptiva. Tenham a coragem de apostar na vossa ideia. Vão surgir obstáculos mas faz parte superá-los. Não tenham medo de errar, o erro dá-nos experiencia, temos de aproveitar esses erros e tirar partido deles. Durante este caminho é essencial aproveitar os inputs do mercado e aprender a conhecer cada vez melhor o consumidor. Quando virem os resultados a começar a surgir, a partir daí é «a 100 à hora»!
Site: www.100horasnalinha.pt
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