Chronopost: “As novas tecnologias revolucionaram a forma de fazer negócios”
No mês em que se ficou a conhecer o vencedor do concurso e-Empreendedor, o presidente da Chronopost Portugal considera, que uma das exigências da era digital é uma maior abertura à inovação. Em entrevista ao Portuguese Entrepreneurs, Olivier Establet revela que concorreram ao prémio muitos projetos relevantes, “demonstrativos da capacidade de resiliência e do espírito empreendedor dos portugueses”.
Os objetivos do e-Empreendedor Chronopost passam por valorizar, promover e ampliar o papel do comércio eletrónico em Portugal. A plataforma vencedora foi a Studio, que se dedica às explicações online em tempo real, e que terá direito a entregas gratuitas de encomendas pela Chronopost, a formação executiva da Católica Lisbon School of Business & Economics e a condições especiais de incubação na Startup Lisboa, entre outras vantagens.
A Chronopost Portugal conta já com 350 veículos e 750 colaboradores, distribuídos de norte a sul do país. A capacidade de inovar e a relação de proximidade com os clientes são alguns dos motivos referidos pela empresa para a consolidação do negócio. Para se adaptar aos novos tempos, a Chronopost tornou-se a primeira operadora a possibilitar a realização de entregas de encomendas online ao domingo. Leia mais na entrevista de Olivier Establet ao Portuguese Entrepreneurs.
Quais têm sido os maiores desafios na implantação da Chronopost em Portugal? Como é que têm sido os resultados e o crescimento da empresa?
Os desafios atuais são transversais aos operadores a funcionar em Portugal. Depois de alguns anos mais desafiantes, o setor tem vindo a responder à altura das exigências do mercado.
O principal desafio reside na capacidade de inovação que deve – e tem – estado no centro do negócio, com uma prioridade clara para aquilo que os clientes procuram: rapidez, segurança e conveniência.
A logística surge cada vez mais como um elemento fundamental nas estratégias das grandes empresas e a atividade da Chronopost revela um grande interesse pelo investimento no setor. A logística não só agrega valor aos produtos, como é uma grande aliada das estratégias de marketing das empresas. É por essa razão que tanto a logística como o marketing devem estar perfeitamente alinhados para corresponder aos novos paradigmas de consumo.
O ano de 2015 foi extremamente positivo para a Chronopost. Não só reforçámos o nosso segmento B2B, como alargámos as nossas capacidades e competências no B2C. Crescemos em receitas globais, tendo sido o segmento B2C aquele que registou um maior aumento.
Até ao final deste ano, queremos continuar a inovar na nossa oferta e reforçar o nosso posicionamento para sermos reconhecidos e valorizados como um Grupo interligado e diferenciado, tanto ao nível da experiência do consumidor, como ao nível dos serviços que disponibilizamos.
Quantos colaboradores e veículos tem a empresa neste momento a nível global e em Portugal?
Contamos atualmente com 350 veículos e 750 colaboradores, distribuídos de norte a sul de Portugal. A nível global, contemplando todo o universo DPDGroup, somos cerca de 46.000. Entregamos mais de 3 milhões de encomendas diariamente em 230 países.
O que vos diferencia da concorrência?
O que nos diferencia é a forma como construímos relações de proximidade com os nossos clientes, procurando desenvolver soluções que respondam da melhor maneira possível às suas necessidades.
Algumas dessas soluções são verdadeiramente inovadoras e ajudam os nossos clientes na gestão das suas encomendas. O Livetracking, por exemplo, permite ao destinatário de uma encomenda acompanhar o percurso da mesma em tempo real e em ambiente de Google Maps. Este serviço foi lançado no início do Verão passado e enquadra-se na nossa missão de oferecer a máxima conveniência de entrega, de uma forma rápida, prática e cómoda.
O Predict é também um serviço bandeira da Chronopost que permite ao e-shopper conhecer a janela horária de apenas uma hora para todas as encomendas, assim como alterar data e local de receção da sua encomenda. No momento exato em que se inicia a janela horária de entrega comunicada por este serviço, é enviado um SMS ou um e-mail ao comprador online, que lhe dá conta de que se aproxima o momento da entrega efetiva da encomenda, podendo este acompanhar os últimos momentos da mesma e, assim, desfrutar de toda a confiança que este processo traz.
Passámos também a permitir a realização de entregas de encomendas online ao domingo. A Chronopost é, aliás, a primeira operadora de entregas expresso a oferecer aos seus clientes esta possibilidade.
Qual a importância da inovação para o sucesso da empresa?
Total. A inovação está no ADN da Chronopost. As novas tecnologias, mais concretamente, revolucionaram a forma de fazer negócios e, na nossa atividade em particular, elas são fundamentais para proporcionar uma experiência de compra única aos clientes.
Esta era digital exige, do lado dos operadores logísticos, não só uma estrutura tecnológica robusta e ágil, como também uma maior abertura para inovar. E isso significa proporcionar ao cliente uma experiência de compra única e diferenciada, mantendo tudo o que para a empresa em questão é relevante: a qualidade dos produtos e serviços, o preço e a qualidade do atendimento.
Quais as preocupações da empresa ao nível da sustentabilidade ambiental?
O desenvolvimento sustentável e a preocupação com o ambiente são fatores críticos na cultura da Chronopost. A nossa abordagem é pragmática e responsável, oferecendo aos nossos clientes soluções simples e flexíveis, enquanto nos esforçamos continuamente para gerar um impacto positivo no ambiente e na sociedade.
Assumimos o compromisso de reduzir a pegada ambiental e impulsionar melhorias sociais e económicas nas comunidades onde atuamos. E acreditamos que podemos consegui-lo através do nosso programa de Responsabilidade Social a que chamamos de DrivingChange.
Através do DrivingChange focamo-nos em áreas em que podemos criar um impacto positivo, seja neutralizando a nossa pegada de carbono, oferecendo soluções de entrega mais eficientes em áreas urbanas, promovendo a inovação ou construindo ligações com as comunidades onde estamos inseridos.
Por exemplo, assumimos o compromisso de tornar neutra em carbono cada entrega que fazemos, para todos os clientes e sem qualquer custo. Fazemo-lo através da medição das nossas emissões de CO2, focando-nos na sua redução e compensando as restantes.
Assumimos também o compromisso de melhorar a qualidade de vida urbana oferecendo soluções de entrega alternativas, ao mesmo tempo que reduzimos o congestionamento do trânsito e a poluição. Fazemo-lo, por exemplo, desenvolvendo serviços inovadores, como o Predict, que aumenta a taxa de sucesso na primeira tentativa de entrega.
Para além disso, apostamos também na aquisição de viaturas elétricas, na formação dos nossos condutores em Eco-condução e no Car-ship nas viaturas da frota.
De que modo o comércio eletrónico e a Internet afetam uma empresa com as caraterísticas da Chronopost? Como é que esta se pode adaptar?
Com a evolução do comércio eletrónico tivemos de adaptar a nossa estratégia e de reformular a nossa estrutura para dar resposta às necessidades dos e-Shoppers e das empresas nossas clientes.
A competitividade das empresas está hoje mais dependente de uma e-Economia que facilite e fomente o acesso a oportunidades de negócio e é por isso que o comércio eletrónico é um pilar fundamental para o negócio da Chronopost e tem sido uma grande aposta da nossa empresa. Aliás, 20% do volume da nossa atividade e 15% da faturação já provêm do e-Commerce.
O que procuramos é dar maior protagonismo ao e-Shopper para gerir a entrega das suas encomendas, dando resposta àquelas que são as suas necessidades de proximidade e de interatividade.
No dia 14 de setembro foi conhecido o vencedor da primeira edição do Prémio e-Empreendedor Chronopost. Como decorreu o concurso?
A primeira edição do Prémio e-Empreendedor Chronopost foi um sucesso enorme. Atribuímos o prémio de vencedor à Studit e ainda duas Menções Honrosas a outros dois projetos que se distinguiram pela sua qualidade – à Book in Loop e à Doctor Gummy.
Recebemos muitas dezenas de bons projetos, muitos deles demonstrativos da capacidade de resiliência e do espírito empreendedor dos portugueses. São muitos os casos de sucesso que podíamos mencionar como exemplos da promoção e valorização de uma cultura empreendedora e da capacidade de inovar que tão bem nos caracteriza. Estes exemplos funcionam, por um lado, como catalisadores de mudança, de competitividade e prosperidade económica e, por outro, como modelos de resiliência de todos aqueles que querem fazer mais e melhor.
Os objetivos deste Prémio passam, por um lado, por valorizar, promover e ampliar o papel do comércio eletrónico em Portugal e, por outro, pela criação sustentada de modelos de negócio digitais cuja preponderância para a economia nacional são inquestionáveis.
Gostava de aproveitar a oportunidade para agradecer e congratular todos os candidatos desta edição e de deixar uma palavra de agradecimento também aos nossos parceiros que decidiram juntar-se a nós neste projeto e que em muito ajudaram a enriquecer a natureza e a dimensão do mesmo.
Queremos reforçar a inovação associada ao comércio eletrónico para assim permitir que empresas e empreendedores cresçam e façam crescer. Por isso, estamos já a trabalhar na segunda edição do Prémio que esperamos que seja um sucesso tão grande ou maior que esta primeira.
Qual a importância de apoiar o empreendedorismo?
A ideia do Prémio e-Empreendedor Chronopost surgiu por várias razões: a presença no online está a tornar-se cada vez mais consistente e, de facto, temo-nos imposto no mercado quase como alternativa incontornável. Sentimos que nos temos afirmado e o mercado vê em nós um operador importante para as empresas de e-Commerce.
Apoiar os empreendedores portugueses é, por isso, um imperativo estratégico e o Prémio é mais uma ação concreta na nossa tentativa de sermos úteis para o país e para o empreendedorismo digital e, de alguma forma, para divulgarmos boas iniciativas que existem no país. Diria que é também uma ação concreta na promoção e reforço da inovação associada ao comércio eletrónico para assim permitir que empresas e empreendedores cresçam e façam crescer.
Que conselho daria a um jovem empreendedor? Existem segredos para vencer?
Não há fórmulas mágicas. Mas esforço, dedicação e persistência normalmente caracterizam esta nova vaga de empreendedores que conseguem construir negócios muito bem-sucedidos.