TipoCurso presencial
DataAbr 7, 2016 - Abr 9, 2016
LocalFCSH/NOVA – Edifício ID Sala Multiusos 3 (piso 4) Avenida de Berna, 26
Valor€275

QUERO INSCREVER-ME!

ENTRAR A BORDO

Descrição

Formação teórico-prática assegurada por docentes da Universidade de Point Loma, Califórnia, referência mundial no ensino.

Swimming with Sharks oferece um enquadramento dos fundamentos do empreendedorismo, nomeadamente história, conceitos-chave, personalidades, aplicações, inovações, desafios, problemas, oportunidades e tendências.

Paralelamente, serão explorados os passos práticos e as ferramentas necessárias à criação e nascimento de novos projectos. Será abordado o processo de desenvolvimento do produto ou serviço, a identificação de oportunidades, a criação de valor, a tomada de decisão necessária à maximização das probabilidades do sucesso e as relações e sistemas críticos ao desenvolvimento de um ecossistema empresarial saudável.

O curso é de índole interactiva e dinâmica e convida à participação e partilha de ideias.

Esta formação permite obter um ECTS, pela Point Loma Nazarene University.

Objectivos do Curso

  • Compreender a natureza e as práticas do empreendedorismo: rumo ao estabelecimento de uma visão única de independência, crescimento pessoal e económico sustentáveis
  • Desenvolver uma compreensão intelectual ampla dos conceitos centrais
  • Aplicar ferramentas práticas para a criação de valor
  • Desenvolver a confiança profissional e uma maior capacidade para resistir aos inevitáveis altos e baixos do percurso empreendedor
  • Observar e experimentar práticas adequadas ao ecossistema pessoal e empreendedor, por via de consultores, mentores, redes, tecnologia, plataformas e sistemas
  • Aprimorar a estrutura ética pessoal e organizacional no empreendedorismo e a forma como os empreendedores podem influenciar o mundo de maneira positiva

O objectivo principal desta formação é preparar os participantes para a chamada ‘realidade do empreendedorismo’. O empreendedorismo e a liderança empresarial referem-se menos à capacitação académica e competências técnicas e mais à confiança, auto-disciplina, carácter pessoal e disponibilidade em trabalhar arduamente e em determinar não só o que o empreendedor é, como aquilo que o empreendedor não deve fazer“.

Randy Ataíde

 

Inspirar e educar os participantes sobre os fundamentos do empreendedorismo e ajudá-los a compreender que este não é, necessariamente, um comportamento ensinado ou aprendido, mas inato e que, por conseguinte, pode ser desenvolvido através da experiência e formação. Iremos focar-nos nas “soft skills”, qualidades essenciais que podem ser melhoradas e nos passos e ferramentas práticas que suportarão o empreendedor no seu processo”.

Cathy Gallagher

No final deste curso de educação profissional, os participantes deverão:

  • Compreender melhor a natureza e práticas do empreendedorismo. Este objectivo é fundamental porque muitos dos aspectos importantes da realidade do empreendedorismo são frequentemente distorcidos e excessivamente focados no ganho monetário rápido e fama pessoal. Os empreendedores devem estar mais focados em alcançar a sua visão única de independência e crescimento pessoal e conómica.
  • Desenvolver uma compreensão intelectual ampla dos conceitos centrais no empreendedorismo e como os empreendedores se relacionam com a sociedade para melhoria mútua.
  • Aplicar ferramentas práticas desenhadas para a criação de valor através de práticas empreendedoras, competências e ferramentas de sucesso.
  • Desenvolver a confiança profissional no processo empreendedor como um meio eficaz para o empoderamento e sustentabilidade pessoal e comunitário, e ter uma maior capacidade para resistir aos inevitáveis altos e baixos do percurso empreendedor.
  • Observar e experimentar a utilização das melhores práticas no ecossistema pessoal e empreendedor, incluindo o recurso a consultores, mentores, redes, tecnologia e plataformas e sistemas para expandir as oportunidades empreendedoras.
  • Aprimorar a estrutura ética pessoal e organizacional para o empreendedorismo. Investigar e considerar como é que os empreendedores podem influenciar o mundo de maneira positiva, e fazê-lo mantendo um sistema de valores pessoais.

Pré-Requisitos

O curso é ministrado em inglês. É necessário que os participantes tenham competências básicas de compreensão e comunicação na língua.

Programa do Curso

Swimming with Sharks tem por base palestras curtas, vídeos, exercícios e debates.

Os participantes devem realizar algum trabalho de preparação e leitura prévias de modo a maximizar o tempo das sessões presenciais com os formadores (foi preparado um conjunto de casos de estudo, exercícios e outros materiais para leitura que será disponibilizado antes do curso. O custo está incluído na taxa de inscrição.)

Sessão 1 – Quinta-feira, 7 de Abril de 2016 

17:00 / 18:30 – Check-in e networking.
18:00 / 18:15 – Boas vindas e visão geral do curso.
18:15 / 18:45 – Orador convidado: O “Shark” Tim Vieira do programa Shark Tank Portugal.
18:45 / 20:15 – Apresentação 1: A Mente do Empreendedor e As Questões Que Todos os Empreendedores Têm de Responder; Perguntas e respostas dos participantes.
20:15 / 20:30 – Interação com os participantes – Teste de atitude empreendedora.
20:30 / 21:30 – Bebidas e networking.

 

Sessão 2 – Sexta-feira, 8 de Abril de 2016 

17:00 / 17:30 – Check-in e networking.
17:30 / 18:45 – Apresentação 2: Nadando com Tubarões: A Concorrência e Como Lidar Com Ela; Perguntas e respostas dos participantes.
18:45 / 20:00 – Apresentação 3: Criando um Ecosistema Empreendedor Saudável; Paínel de discussão com Doug Nunez e Otto EkK (moderado por Cathy Gallagher). Perguntas e respostas dos participantes.
20:00 / 20:15 – Visão geral do programa de Sábado.
20:15 / 21:00 – Bebidas e networking.

Sessão 3 – Sábado, 9 de Abril de 2016
10:00 / 10:30 – Check-in e networking
10:30 / 12:00 – Apresentação 4: Inovação: O Que é e Como Cada Empreendedor Pode Ser Um Inovador; Perguntas e respostas dos participantes.
12:00 / 13:00 – Apresentação 5: Pessoas, Produtos e Processos; Perguntas e respostas dos participantes.
13:30 / 15:00 – Almoço e exercício
16:00 / 17:30 – Apresentação 6: Pronto para Lançar: Estudos de Viabilidade, Planos de Negócio, Apresentações Fantásticas e Fazer o “Pedido”; Perguntas e respostas dos participantes.
17:30 / 18:30 – Conclusão do curso e perguntas e respostas dos participantes.
18:45 / 19:30 – Entrega dos Certificados e encerramento.

Público-Alvo

Empreendedores, jovens empreendedores, empresários, executivos.

Universidade

The PLNU Difference from PLNU on Vimeo.

Formadores

Cathy Gallagher, Directora Executiva do Business and Economic Institute da Point Loma Nazarene University, San Diego, CA. USA

Directora Executiva no Fermanian Business & Economic Institute da Point Loma Nazarene University (PLNU). Antes de se juntar à PLNU, em 2003, Cathy Gallagher foi proprietária e gestora de diversos pequenos negócios na costa leste dos Estados Unidos. Possui experiência significativa em liderança, gestão, formação profissional, desenvolvimento de negócios, vendas e marketing e tem participação activa em diversas empresas e órgãos consultivos, incluindo o Cura Coffee e a GK Materials.

 

Randy M. Ataíde, Professor de Empreendedorismo , M.A., J.D.

Professor de MBA na PLNU na área de Estratégia de Negociação e Criação de Valor, bem como de Empreendedorismo. Foi CEO e co-fundador da Mountain View Fruit Companies, no Vale Central da Califórnia, e é actualmente membro do concelho consultivo de várias start-ups. Com ascendência portuguesa, é um autor amplamente publicado na área do empreendedorismo e em temas relacionados com pequenos negócios. Também é um orador frequente nas áreas de negócios, empreendedorismo, empreendedorismo social, negociação e questões económicas

 

Quer saber mais informações?

Preencha o formulário seguinte e entraremos em contacto consigo.

O seu nome*

O seu e-mail*

O seu telemóvel*