Lisboa é uma das cidades mais sexy para startups
7 Set 2016

Wired: Lisboa é uma das cidades mais sexy para startups na Europa

A versão britânica da revista internacional Wired coloca Lisboa no ranking anual “The Hottest Startup Cities”, que distingue as capitais europeias mais relevantes no mapa das cidades empreendedoras na Europa. É uma estreia absoluta da capital portuguesa.

A Wired, uma das publicações com sede nos Estados Unidos mais reconhecidas do mundo em temas como a ciência, a tecnologia e os negócios, considera, na edição de setembro, que Lisboa merece pertencer à lista das 100 cidades mais sexy para startups em 2016, onde se incluem também Londres, Paris, Barcelona, Amesterdão, Helsínquia, Estocolmo, entre outras.

A revista dedica também uma reportagem à capital, intitulada “The New Kid on The Block”, em que refere o emergente ecossistema português. No editorial, David Rowan escreve “um novo hub de empreendedorismo surge na nossa pesquisa anual das 100 startups mais sexys da Europa: olá Lisboa, a cidade que de súbito atrai talentos e eventos globais como o Web Summit“.

A maior conferência europeia de tecnologia, empreendedorismo e inovação da Europa decorre em novembro e o mentor da iniciativa, Paddy Cosgrove, considera que “Lisboa faz lembrar Berlim há 5 anos, mas com o clima típico do Sul da Europa”.

A Wired sublinha o bom desempenho de startups portuguesas como a Beta-i, Uniplaces, Codacy, Talkdesk, Chick by Choice, Unbabel, CrowdProcess, Prodsmart, Hole19, Tradiio e Aptoide.

“As startups  são responsáveis pela criação líquida de emprego e empresas em Portugal. Nos últimos anos foram investidos centenas de milhões em projetos que criaram muitos empregos qualificados. Acredito que está na altura de mostrar de que não se trata tudo de uma coincidência, e que o ecossistema de startups de Lisboa é realmente dinâmico, fértil, e começa dar notas de que está a amadurecer”, sublinha Pedro Rocha Vieira, co-fundador e CEO da Beta-i, considerada pela revista tecnológica como “incubadora chave em Lisboa”.