14 Jun 2017

É tudo grátis (ou quase).

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O grátis tem vantagens. Especialmente no inicio de uma actividade.

Num momento da minha vida em que tive que decidir o que fazer com o meu tempo decidi investir numa nova possibilidade de negócio.

Um negócio novo para mim teria de ser baseado em algo diferenciador. Algo com o qual eu me identificasse e que me motivasse.

Não fui capaz de criar algo com estas características e por isso decidi criar uma parceria com alguém que tivesse o produto ou serviço que eu procurava.

Uma vez acordada a parceria era alguma de colocar o produto no mercado.

Os desafios eram claros: rentabilizar o meu tempo e ganhar dinheiro com isso.

Os custos iniciais eram a minha maior preocupação… teriam de ser poucos ou nenhum.

Decidi priorizar o meu investimento em tudo o que estivesse diretamente relacionado com o contacto com os clientes. Tudo o resto teria de ser grátis. Com alguma surpresa apercebi-me que era possível gerir toda a iniciativa com recursos grátis e disponíveis online e/ou para download.

Desde o momento em que estava na fase de pesquisa, passando pela negociação da parceria e até ao fechar das primeiras encomendas tive oportunidade de confirmar que a oferta de soluções grátis é muito extensa.

Deixo-vos aqui algumas das ferramentas que mais utilizei:

1- Google.com

Não será necessário dizer muito sobre este motor de busca. Podemos encontrar virtualmente tudo pesquisando no Google. Há inclusivé uma máxima que diz: ”Se não está no Google, não existe”… algo exagerado na minha opinião.

Serviu-me para encontrar potenciais clientes, concorrentes e até novas formas de aprendizagem.

2- Google Apps

Desde uma simples aplicação de calendário passando pelas ferramentas de colaboração e terminando na criação de páginas web as GoogleApps tem um pouco de tudo. Tudo online, disponível 24h por dia e acessível através de qualquer dispositivo (pc, smartphone, tablet, etc)

3- WordPress

Para qualquer negócio actual a presença online através de uma página de internet é crítico. Existem muitas opções e muitas delas com excelentes possibilidades de edição.

Pessoalmente gosto da oferta da WordPress. Podes inclusivé criar uma pagina “meunegocio.wordpress.com” e depois registrar o domínio que quiseres e manter a página.

4- MailChimp

Para uma estratégia de marketing e comercial eficaz deverá existir uma componente de email marketing. Com a criação de listas de contacto, newsletters e alguma automação de marketing esta ferramenta permite ter o controlo de muito do que fazem com o email.

5- HubSpot CRM

Para mim era fundamental uma solução que fosse escalável. Quem sabe um dia o negócio seria grande o suficiente para poder ter uma equipa comercial. Para além de poder ter diferentes perfis de acesso teria de possibilitar, mais uma vez, o acesso através de qualquer dispositivo.

Existem algumas boas alternativas, eu usei o Hubspot CRM depois de ter ponderado bastante o ZOHO CRM. Estas são na minha opinião as mais interessantes e completas.

6- Cisco Webex

Existem diversas opções para que possamos estar em reuniões virtuais, nas quais temos possibilidade partilhar ecrã,  trabalhar em ficheiros partilhados, com vídeo e voz, e em tempo real. As mais conhecidas são Join.me, Webex.com e Skype.com

Eu optei pela versão grátis da Cisco Webex. Uso atualmente 99% das vezes esta solução.

7- Redes sociais

As redes sociais são por princípio grátis, no entanto há algumas que serão as mais indicadas para o negócio que se tem. Em todas elas há a possibilidade de anunciar. No entanto os anúncios não são grátis pelo que para mim nunca foram uma opção.

www.facebook.com; www.linkedin.com; www.twitter.com; plus.google.com;…e tantas outras, podem ajudar a obter muita visibilidade do que fazes, no entanto há que ter uma actuação muito activa para evitar que o “ruído” nas redes sociais seja negativo.

8- Real-Time Video

Num cenário em que queremos cada vez mais comunicar por vídeo com os nossos clientes e potenciais clientes, o vídeo é uma ferramenta fantástica para criar proximidade, em termo real, ao que fazemos. E com isto os nossos clientes e “amigos” podem acompanhar em tempo (quase) real com voz e imagem. Um bom exemplo do uso do vídeo são as demos e as entrevistas.

Nesta área a maioria das redes sociais incorpora uma funcionalidade de vídeo, e dependendo das capacidades de edição, a maioria é bastante boa. Eu uso Youtube e Periscope.

Também me oriento por um princípio ecológico. Quase não uso o papel para a partilha de documentos pelo que um conversor de documentos em .pdf também considero muito útil. Há várias opções… a minha foi a PrimoPDF. Apenas quando estritamente necessário imprimo em papel.

Como durante o tempo que desenvolvi esta actividade não tive necessidade de evoluir para as versões pagas, não tive os custos que resultam do crescimento do negócio. No entanto sei que todas estas opções gratis têm versões com mais features e mais robustas as quais têm já um custo associado.

Para começar um negócio considero uma excelente alternativa o uso das opções grátis.

 

E tu que consideras melhor?