Blogues de sucesso
6 Jun 2016

Como fazer um blogue de sucesso

Qual é o segredo para ter um blogue de sucesso? Uma ideia original, autenticidade ou caráter? A blogger Joana Roque que inspira a Internet com receitas de sabores caseiros revela como conquistou o mundo virtual.

Joana Roque, 37 anos, é blogger profissional, mas ainda hoje tem dificuldade em reconhecer-se no título. No dia em que decidiu inaugurar um blogue sobre receitas culinárias caseiras, estava longe de imaginar que “a brincadeira se tornaria rentável”.

Ter um blogue e ganhar dinheiro com esta atividade era uma ideia que há uma década, quando Joana Roque lançou As Minhas Receitas by Colher de Pau, não fazia grande sentido. Talvez por isso confessa ao Portuguese Entrepreneurs que “ainda hoje encara tudo como um passatempo”.

Para além do blogue, que é um dos mais visitados em Portugal e só no Facebook tem mais de 160 mil gostos, esta mãe que adora cozinhar escreveu vários livros de culinária como “O que faço hoje para o jantar” ou “Receitas para todos os dias”.

Entre os livros e os blogues são os primeiros que dão mais lucro, explica a blogger de Coimbra, sublinhando que recusa fazer posts pagos por marcas para respeitar a filosofia com que iniciou o projeto na Internet. “Por princípio não quero fazê-lo, a minha ideia é partilhar receitas genuínas e não quero desvirtuar essa base. Se sou paga para escrever um texto de um produto que eventualmente até posso não usar ou gostar, fico limitada para escrever o que realmente penso”, garante.

Blogues: publicar com regularidade é essencial

Joana Roque diz que no blogue que assina está reflectida a sua personalidade e que uma das principais preocupações “é ter respeito” por quem a lê. “Devemos ser fiéis àquilo que nos levou a começar o blogue e ao que as pessoas esperam lá encontrar”, adianta. A honestidade e a capacidade para fazer conteúdos próprios são alguns dos segredos para vencer no mundo dos blogues. “Para ter sucesso é preciso criar uma entidade própria. Por vezes as pessoas copiam a fórmula de um blogue que resulta, mas depois não conseguem o êxito do original, precisamente porque é a imitação”.

Joana Roque aposta na criatividade das receitas acompanhadas de imagens de alta resolução. “É importante publicar com regularidade e ter fotografias apelativas. Publico uma receita diferente e fácil de concretizar, de segunda a sexta, não faço receitas de propósito para aparecer no blogue, é o que comemos em casa habitualmente”, explica.

A pensar em todos os que gostavam de se lançar na aventura da comunicação na Internet, a blogger de Coimbra faz uma advertência: “Não é fácil ter lucro, é preciso tempo e persistência para chegar ao sucesso”.