Blogue de viagens
15 Jun 2016

Viagens: Como criar um blogue de primeira classe

Mrs. O, alter-ego de Ana Silva O’Reilly no mundo virtual, escreve um blogue de viagens em primeira classe, que serve de inspiração com imagens e textos para todos os que podem ou gostavam de viajar com luxo. A autora do Mrs. O Around The World, que tem milhares de visitantes por dia no blogue e mais de 20 mil seguidores no Facebook, revela um dos segredos para ter sucesso: “Ser autêntico, contar uma história única e muito pessoal”.

Sempre em viagens à volta do mundo, Portugal está em destaque em Mrs. O Around The World, com uma visita e prova de vinhos à Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, Alentejo, ou com a descrição do hotel de luxo Pine Cliffs, no Algarve. “Existem hotéis que fazem parte de uma vida”, escreve a blogger que desde cedo começou a viajar com a família.

O “cantinho” na Internet de Ana Silva O’Reilly, totalmente escrito em língua inglesa, já foi classificado em 2014 pelo 10Best.com, portal do jornal USA Today, como o terceiro melhor blogue de viagens de luxo do mundo.

A portuguesa que vive na Grã-Bretanha e viaja acompanhada do marido inglês aposta em conselhos honestos para os seus leitores: “Não pretendo ser independente ou objetiva, só posso falar sobre as minhas experiências pessoais. Não escrevo sobre sítios onde não estive ou fui. Tenho a possibilidade de viajar para lugares fantásticos e ficar em hotéis extraordinários, mas só posso dar a minha opinião”.

Vai um mergulho no blogue de Mrs. O? 

Desde uma experiência de voluntariado na Cidade do Cabo, África do Sul, até uma paragem no Médio Oriente em Doha, Qatar, aos arranha-céus de Nova Iorque, nos EUA, os momentos vividos por Ana Silva O’Reilly são tudo menos monótonos. Hotéis de luxo, piscinas deslumbrantes, paisagens únicas, paladares gourmet… E entre um copo de gin e um mergulho vai escrevendo o blogue? A resposta é inequívoca. Mrs. O nunca escreve quando está a viajar. “A falta de tempo é uma das maiores dificuldades com que me confronto. Não quero ser viajante profissional, quero apenas aproveitar cada momento”, assegura.

Ana Silva O’Reilly explica que não se dedica a 100 por cento ao blogue, embora seja uma ideia generalizada entre a maioria das pessoas que seguem o seu trabalho. “Sou consultora de marketing e social media e o blogue representa 25% dos meus rendimentos. É um valor muito simpático, mas tudo é relativo”.

No blogue, Ana Silva O’Reilly garante que só trabalha com marcas e destinos com que se identifica e que se enquadram bem no perfil dos leitores. “Digo não a 90% das propostas de parcerias comerciais, com consequências financeiras, porque considero que a maioria não acrescenta valor”.

Para Mrs. O as redes sociais são muito relevantes para mostrar ao mundo as suas viagens: “É uma forma de encontrar leitores e ser encontrada. Construi uma comunidade de pessoas que viaja da mesma forma do que eu, com possibilidades financeiras semelhantes e que se identificam com a minha filosofia”, sublinha.